Emitimos Certificado Digital para você e sua empresa com maior rapidez e conforto – Emissor autorizado tecnologia VALID

18 junho 2021

MTVA Contábil

NEGÓCIOS - Como liderar uma empresa em um cenário de constante mudança?

Liderar um negócio nunca foi uma tarefa simples, sobretudo em um cenário de constante mudança, como é o caso dos últimos anos. Desde 2020, todos nós fomos forçados a sair das nossas zonas de conforto. Líderes e gestores tiveram de repensar todas as ações e adotar medidas emergenciais para seguirem no mercado. Um estudo da Gartner sobre prioridades para líderes em 2021 mostra o aumento de 13% em relação a 2020 da "redução de custos" como prioridade dos líderes. E "construir habilidades e competências críticas para a organização" é uma prioridade de 68% dos HR leaders entrevistados. Ou seja, desenvolver skills novas para o momento atual é prioridade máxima.

Muitos negócios não sobreviveram a tantas oscilações e isso é totalmente justificável. Mas afinal, o que um líder pode fazer para manter a empresa crescendo mesmo em um cenário de instabilidade? Costumo dizer que os que saem da crise tendem a sair mais fortes. É nos momentos de maior mudança que as empresas se reinventam, reduzem custos, buscam novas fontes de receita, se aproximam de seus clientes, cuidam das pessoas, desenvolvem seus times. Inovam de fato. E com isso saem da crise muito mais preparadas para o futuro que se desenha.

Contudo, acredito que podemos olhar para o futuro com boas expectativas nesse sentido. Com os últimos acontecimentos, temos observado que muitos líderes estão se preparando para novas mudanças. Uma pesquisa recente da McKinsey & Company, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, realizada com mais de 200 organizações, aponta que 90% dos executivos esperam que as consequências da pandemia mudem fundamentalmente a forma como fazem negócios nos próximos cinco anos.

Mas vamos a alguns pontos que podem ser cruciais para um líder ser bem-sucedido mesmo com instabilidades constantes. Antes de tudo, um líder precisa estar sempre preparado para minimizar os impactos negativos de qualquer mudança em sua organização. Alguns passos podem ajudar a prever situações complexas:

Conhecimento

É muito importante ter uma visão estratégica, ouvir, mapear e se atualizar sobre tendências. Um gestor bem informado pode, inclusive, se antecipar a potenciais problemas e evitar parte dos impactos.

Mapeamento de desafios

Preparar um time de inovação que mapeie os desafios da companhia constantemente e que tenha a possibilidade de buscar as soluções de forma ágil é uma excelente forma de se preparar.

Ação

Com as informações em mãos, o player que se posiciona e que age com maior velocidade pode ganhar vantagem competitiva. Tanto para evitar um impacto negativo, quanto para aproveitar uma oportunidade de mercado.

Conversas com o mercado

Troca de informações, aconselhamento, opiniões de profissionais que já passaram por experiências similares podem ajudar muito na tomada de decisão de um líder.

Relacionamento

A proximidade com clientes e fornecedores pode facilitar os ajustes necessários nos produtos e/ou serviços para atender a necessidades pontuais de cada parceiro de negócio, reduzir o tempo de reação, fortalecer ainda mais a confiança entre as partes e consolidar o relacionamento no longo prazo. Geralmente soluções inovadoras e criativas, muitas vezes simples e de fácil implantação, podem ter impactos positivos e significativos nesse período.

Esses são alguns elementos que podem antecipar uma possível crise. Mas se a situação crítica já chegou, uma atitude simples vem se mostrando valiosa em momentos como esses: ter a mentalidade aberta. Os líderes das empresas devem, antes de tudo, se mostrar abertos para a mudança e inspirar essa atitude em seus times.

Outro passo fundamental é assumir que o cenário atual está diferente e requer atenção, variando apenas a intensidade de novas empreitadas. Agir com velocidade é um enorme desafio. No caso de grandes corporações ou empresas com processos muito definidos, a ação pode levar tempo, pode se perder um timing essencial para a recuperação do negócio. Por isso, os programas de inovação aberta vêm se mostrando tão eficazes. Iniciativas externas à cultura corporativa podem trazer ideias e soluções de forma eficaz e, em muitos casos, disruptiva. A já citada pesquisa da McKinsey & Company mostra que, em crises anteriores, as empresas que investiram em inovação proporcionaram crescimento e desempenho superiores. Em 2009, por exemplo, aquelas que optaram por inovar chegaram mais fortes ao final da crise, superando a média do mercado em mais de 30% e continuando a crescer exponencialmente nos três a cinco anos subsequentes.

Existe também o desafio de encontrar soluções criativas. Os times tendem a se acostumar com a zona de conforto, com o que fazem desde que estão na companhia. É preciso abrir espaço para a criatividade, ao incômodo, para que surjam ideias de fato inovadoras. E, claro, errar sem medo, e rápido. O sucesso vem após algumas tentativas e é preciso entender isso, internalizar essa realidade e permitir que o erro aconteça. Com base nessa premissa e com a mente aberta para seus desdobramentos, a necessidade de inovar fica evidente e deve se tornar parte da rotina e do planejamento da empresa, com uma estrutura e organização adequada para estimular o processo de inovação de forma contínua e sustentável.

Também vale destacar que a transparência é muito importante. Manter a equipe informada e fazer com que ela se sinta parte das decisões é extremamente positivo para manter um clima organizacional saudável. A transformação digital nos trouxe algumas vantagens muito valiosas, que contribuem em diferentes aspectos. Existem hoje ferramentas que facilitam muito a construção de processos mais fluidos, interativos e até divertidos em temas como contratação, onboarding, reports, gestão de tarefas, saúde do colaborador, relacionamento entre times. Esse deve ser um trabalho constante em todas as empresas, não apenas em momentos de instabilidade. O ambiente saudável está diretamente relacionado com a motivação dos colaboradores.

Tendo dito tudo isso, encerro com uma reflexão: será que precisamos apenas melhorar o que já fazíamos ou será o momento de mudar completamente a rota do business?

 


Fonte: Administradores

Voltar para notícias

Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você