NOTÍCIAS ×

                         ~

Prezado cliente,

Entrou em vigou a Lei n° 13.467/2017, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as Leis n° 6.019/74, 8.036/90 e 8.212/91, com o objetivo de adequar a legislação conforme as relações de trabalho ocorrem atualmente.

Entre as diversas modificações, listamos abaixo as que terão impacto no sistema:

1) DESCONTO SINDICAL

Alteração: A contribuição sindical que antes era obrigatória e descontada dos funcionários em março, passa a ser opcional.

Impacto: Para que não ocorra o desconto basta não efetuar o lançamento automático do evento de desconto da contribuição sindical.

Observação: Qualquer tipo de declaração, para que o funcionário opte por não ter o desconto da contribuição sindical, poderá ser feita no Gerador de Contratos, disponível no menu Utilitários.

2) FÉRIAS

Alteração: Agora, as férias podem ser gozadas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.

Impacto: O sistema já permite que o mesmo período aquisitivo seja gozado em mais de uma vez.

Alteração: Foi revogado o § 2° do Art. 134 que para menores de 18 anos e maiores de 50 anos, as férias serão sempre concedidas de uma só vez.

Impacto: Iremos retirar da rotina a funcionalidade para selecionar “Calcular para menores de 18 anos e maiores de 50 anos”.

Observação: Caso haja o cálculo de férias coletivas poderá faze-las selecionando a opção “Calcular para menores de 18 anos e maiores de 50 anos” apenas até a liberação da nova versão.

Alteração: No Art. 58-A, foi adicionado o § 7°, onde as férias do regime de tempo parcial passam a ser regidas pelo disposto no art. 130 desta Consolidação.

Impacto: O sistema não tem tratamento para o cálculo diferenciado de férias em regime parcial, as informações de dias eram preenchidas manualmente e a opção “Quitar período aquisitivo de funcionários na modalidade de tempo parcial” deveria ser marcada para que o período aquisitivo fosse quitado, com a alteração, essa opção será retirada da rotina.

Observação: Caso haja cálculo de férias para funcionários em Regime de Tempo Parcial, não selecionar a opção “Quitar período aquisitivo de funcionários na modalidade de tempo parcial”.

3) RESCISÃO DE CONTRATO

Alteração: O Art. 484-A. traz uma nova modalidade de rescisão, sendo ela por acordo entre empregado e empregador com o pagamento diferenciado de alguns valores.

Impacto: Será implementado o cálculo desta nova modalidade de rescisão, com todos os tratamentos necessários.

Observação: O cálculo poderá ser feito utilizando o motivo Dispensa sem justa causa, e alterado manualmente os valores e os códigos de demissão.

Alteração: No Art. 482., para rescisão por justa causa, foi adicionado um novo motivo que constitui a justa causa: m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado.

Impacto: Na emissão do aviso por justa causa será implementado o novo motivo.

Observação: Caso haja necessidade de emitir o aviso com o novo motivo, poderá selecionar “outros motivos” e informar o motivo da dispensa.

Estas alterações da reforma trabalhista estão previstas para a próxima versão, que será liberada em dezembro/2017.


4) TRABALHO INTERMITENTE

Alteração: O Art. 443 passa a prever o contrato para prestação de trabalho intermitente.

Impacto: No sistema, provavelmente teremos que efetuar alterações para tratar esta nova modalidade de contrato. Porém, ainda não temos previsão de liberação destas alterações, pois ainda se faz necessária a divulgação de regulamentação referente a este tipo de contrato. Ainda há muitas dúvidas de como será operacionalizado este tipo de contrato e sem uma regulamentação não há como efetuar alterações no sistema.

iob

Emitimos Certificado Digital para você e sua empresa com maior rapidez e conforto – Emissor autorizado tecnologia VALID

Confira as edições do informativo online da MTVA Contábil

Clientes

Transportes
Novas Tecnologias
Óticas
Food
Market inteligente
Produtos Químicos
Produtos Promocionais
Eletrodoméstico
Cuidado pessoal
Construção (cálculos)
Consultoria técnica especializada
Serralherias
Viagens e Turismos
Metalúrgicas
Engenharia
Corretora de Seguros
Intermediação de Negócios
Transportes Escolar
Administração de Bens próprios – (Holding)
Preparação de potência de motores de Automóveis
Clíncas Médicas
Abertura de Novos negócios na Europa

Links Úteis para facilitar seu trabalho

Copyright 2016 © Desenvolvido por Mídia Marketing

Obrigado pela visita!